19 de dez. de 2011

CARNAVAL 2011 - visitando 10 cidades as margens do Rio São Francisco

Era carnaval e a maioria das cidades estava em festa. Eu estava em casa, sem fazer nada e por conta dessa situação resolvi dar um giro por aí. Mas para onde ir com tantas opções? Fui na casa de um amigo meu, o ANCELMO, e o convidei para dar uma olhada no carnaval e ele topou.

esse era o "cara"

Falei para o colega que gostaria de fazer um tour pelas cidades banhadas pelo rio são francisco, especilamente as situadas do lado de Sergipe, a começar por CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE, passando por PORTO DA FOLHA-SE, GARARU-SE, NOSSA SENHORA DE LOURDES-SE, AMPARO DE SÃO FRANCISCO-SE, TELHA-SE, PROPRIÁ-SE, SANTANA DE SÃO FRANCISCO-SE, NEOPÓLIS, ILHA DAS FLORES-SE, encerrando o roteiro na cidade de BREJO GRANDE. O cara concordou!

cidade 1 - CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE

Domingo, 6 de março de 2011, temperatura de Nordeste e logo cedo já estávamos na estrada com destino a CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE. Deslizamos na rodovia que estava um tapete e logo logo já aportamos na cidade. Ao descermos do carro, na praça principal, o ANCELMO foi ao Banco do Brasil, próximo, fazer a capitalização dos bolsos. Enquanto isso, aproveitei para tirar umas fotos na praça principal.

Resolvido a situação da grana junto ao Banco, subi para a parte mais alta da Barragem de XINGÓ para visitar o lago de represamento das águas

E bem perto dali, vizinho mesmo, o restaurante flutuante e o catamarã

Turistas enchem o apertado estacionamento, num vai-e-vem sem fim

Da represa descemos para a parte mais baixa e, a caminho do rio, circulamos pela imensidão da Barragem

Abaixo a área de produção de energia para consumo da própria usina

E depois, o melhor: o rio - o São Francisco de todos, onde tava rolando a festa carnavalesca.

Enfim, a visita a Canindé quase fica completa com realização de um passeio até a  GRUTA DO ANGICO, local onde mataram o Lampião. Até tentei um precinho mais em conta, mas esse barqueiro aí embaixo me considerou como turista de outro país, cobrando uma quantia para levar eu e o colega ANCELMO até lá.

cidade 2 - PIRANHAS/AL

Depois de CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO-SE, a próxima cidade a ser visitada seria PORTO DA FOLHA-SE, mas pela beleza do lugar, não hesitei em cruzar  o rio para o lado alagoano e visitar
a histórica cidade de PIRANHAS-AL.
Paramos o carro no estacionamento logo na entrada da cidade e começamos descer ladeira abaixo, a pé, em direção ao rio, local destinado a festança carnavalesca. Lembrando que somente carro autorizado podia descer até o rio, cujo motivo era evitar congestionamento, já que o local é de pouco espaço

Piranhas é uma cidade muito bonita e aí vem o convite para sair tirando foto aleatoriamente

Chegamos a beira do rio, local da concentração dos carnavalescos. O lugar é lindo e, para mim, que conheço o São Francisco da foz até a nascente, considero o lugar mais bonito de toda essa extensão territorial. Sabe . . . Depois fiquei imaginando se não era esse o motivo de Lampião gostar tanto desse  pedaço de chão.

Hora de voltar. Chamei o colega e decidimos seguir viagem. No percusso pra o carro, já umas 11 horas, sol a pino,  tive vontade de visitar o mirante - o amigo desse aí, só que do lado oposto.

É um lugar muito alto e por isso fui alertado pelo ANCELMO, que me repreendeu sobre o meu problema de pressão alta e coração. Não dei ouvido ao que ele me falou, me aproximei da entrada principal e comecei a subir.

Aqui, ainda no começo, eu já começava a me sentir mal e não tava percebendo

E fui subindo, subindo, subindo . . .

É um ziguezague danado, você vai circulando as casas, de um lado para o outro . . . Na verdade esses degraus funcionam como a rua pela qual as pessoas tem acesso as suas casas.

Por aqui eu já estava me aproximando do ponto mais alto, local onde fica instalado um barzinho, muito visitado por turistas e que mostra uma visão panorâmica de toda a cidade. Algo lindíssimo!

Moral da estória: comecei a passar mal lá em cima, já próximo da chegada, e foi preciso o ANCELMO solicitar o Corpo de Bombeiro local para me ajudar no retorno, inclusive fui levado, para o hospital para uma avaliação médica.

Bem: pelo mal-estar que tive, pensei em desistir do passeio pelas cidade às margens do Rio São Francisco, mas o dia tava tão convidativo que decidi seguir em frente.

cidade 3 - PORTO DA FOLHA/SE(ilha do ouro)

A próxima cidade era PORTO DA FOLHA-SE. Chegamos por lá e a mesma estava calma e quase vazia. É que o o pessoal vai para o Povoado Ilha do Ouro, de cuja cidade é parte integrante. Foi o que fizemos também.
Um lugarejo, sem muitas atrações, logo me reservei a visitar o rio, apreciar suas belezas e suas coisa particulares. O detalhe: como pode ser visto nas fotos seguintes, a margem do rio estar num plano inclinado, o que dificulta a concentração dos foliões no local.

E um pouquinho mais acima da margem do rio, o povão descarregava as energias pulando o seu carnaval.

cidade 4 - GARARU/SE

Em Gararu o amigo ANCELMO poderia se sentir em casa. é que el tem uma irmã que mora por lá. Inclusive a casa dela fica nas praça principal, bem no local onde o povão brinca o carnaval.

Logo que chegamos, passando nas imediações do rio, olha que tá lá tomando banho: o sobrinho do ANCELMO, que desfilava rio abaixo, rio acima, essa máquina conhecida como Jetsky.
Me deu uma vontade de dar uma voltinha e até me aproximeir de bichinho, mas como não sei andar . . .

Deixamos o sobrinho do ANCELMO no rio e seguimos para o local do frevo, que aquele momento, tava pra lá de fervendo.
Conversamos um pouco da a irmã dele, com o cunhado e outras pessoas e nem fomos mais para a festa. A gente já estava dentro da festa - na frente da casa da parente dele!
Olhe ai

O calor era de lascar, mas um trator carregando um tanque cheinho de água, circulava pelo meio da multidão, aguando todos que ali brincavam

Deixei o frevo de lado e fui girar um puco nos arredores da cidade

Aqui, o tal do Gararu, de quem a cidade herdou o nome

Para encerrar minha visita a cidade, fui apreciar as belezas do rio

O dia tava chegando ao fim e não dava mais para continuar, pois toda viagem tinha sido programada para acontecer durante o dia. Inclusive, a previsão era de fazer todo percusso no domingo, com apenas uma passagem rápida por cada cidade, mas o meu mal-estar lá em Piranhas tomou boa parte do tempo.
Retornamos para casa e no caminho fui colocando  na cabeça que no dia seguinte voltaria para dar continuidade a esse Projeto, até porque o carnaval continuaria na segunda-feira. O ANCELMO se antecipou que não tinha interesse em me acompanhar, pois tinha outras atividades a fazer, mas esse fato não me desanimou, não.

cidade 5 - NOSSA SENHORA DE LOURDES/SE

Seguindo a rota que eu estava fazendo, a próxima cidade a ser visitada era NOSSA SENHORA DE LOURDES-SE. A mesma não fica à margem do rio, mas um povoado de sua jurisdição - escurial - sim, e por isso o inclui no meu roteiro.
Segunda-feira, 7 de março, mesmo sozinho parti. No caminho, não sei nem porquê, resolvi que não iria para Nossa Senhora de Lourdes e sim, direto para Amparo de São Francisco - a próxima cidade.

cidade 6 - AMPARO DE SÃO FRANCISCO/SE

Cheguei na entrada da cidade e logo mais a frente já se vê o riozão lá embaixo!

Tomei a avenida principal

E, por essa ruazinha, fui esbarrar na beira do rio, local destinado a realização do carnaval.

Os equipamentos de som tudo já ´preparado, esperando somente a hora do frevo começar.

E muitos carros já ocupavam as vagas do estacionamento

Nesse ponto da margem do rio, um pouco de descaso, como se vê nesse pequeno acúmulo de lixo espalhado pela área.

Mais a frente me deparei com esse pescado ai, tratando o pescado que havia pescado. Tava fresquinho e ele me disse que era para vender a quem se interessasse. Não era o meu caso, me adiantei.

Fui dar uma circulada na área

E enquanto o frevo não começava, o povão tomava umas cervejas geladas, se banhando nas águas do São Francisco

cidade 7 - TELHA/SE

Saindo de Amparo de São Francisco, já no trevo de acesso, me veio na mente a vontade de ir até o Povoado ESCURIAL, em Nossa Senhora de Lourdes, como tinha programado antes, mas acabei desistindo. Dei meia volta e rumei no sentido rio abaixo, indo aportar num lugarejo conhecido como PRAINHA.
A Prainha não é um Povoado e sim um conjunto de barzinho às margens do rio, considerado o maior ponto turístico da cidade de Telha, município ao qual pertence, porém um pouco afastado da mesma.

Cheguei e já de dentro do carro da pra vê que a casa tava cheia.

Muitos carros

Muitas motos

E gente, tinha prá mais da conta. Tava assim, ó . . .

Até dentro do rio parecia faltar espaço

Na verdade essa Prainha é um local bem apertadinho para o número de banhista que visita o lugar no verão, especialmente durante o período de carnaval.
A prainha fica situada bem pertinho das cidades de Cedro/SE, Propriá/SE e do outro lado do rio, já em solo alagoano, a pequenininha SÃO BRAZ-AL. Com jeitinho, foi até possível fotografá-la das bandas de cá

muitos barcos . . .

Embora tivesse complicado de circular pelo local, fiz um rápido tour entre os banhistas-foliões

Vi que a banda já ia começar a tocar, agitar a multidão

Saí da área e para refrescar o calor, comprei  uma latinha de cerveja bem gelada, comecei a tomar e depois me mandei . . .

cidade 8 - PROPRIÁ/SE

De telha até Propriá/SE foi um pulo. É pertinho!
Logo que cheguei vi, pelo acesso principal da Orlinha, pouco movimento de pessoas, apenas alguns carros sendo lavados nas margens do rio, mas os proprietários também tomavam umas geladinhas

Andei mais a frente, para o local onde ficam alguns barzinhos, e apenas algumas famílias faziam a festa

Tomando banho mesmo, apenas algumas pessoas

Como o ambiente tava bastante calmo, tomei uma cervejinha gelada

E aproveitei para me banhar nas águas mornas do São Francisco, desfilando esse corpinho fenomenal

Em geral, me pareceu que Propriá não tava realizando festa de carnaval, pois não vi nenhuma bandinha musical ou palanque armado. Bom, ao menos nas imediações do rio. Até porque o pessoal da cidade costuma ir para a Prainha, no município de Telha.

cidade 9 - SANTANA DE SÃO FRANCISCO/SE

Santana fica às margens do Rio São Francisco.

A cidade fica às margens do rio, mas não há muito o que se vê por lá. Apenas . . .